Início » Falhas em RPG: Transformando Obstáculos em Oportunidades

Falhas em RPG: Transformando Obstáculos em Oportunidades

A imagem é decorativa do post. Mas mostra um cavaleiro em frente a um castelo em chamas perguntando se ele cometeu uma falha crítica nos dados. Depois ele pensa se ele não é um total incompetente nos dados.

Se tem um momento no RPG que nos tira do chão é quando o nosso personagem perito em Química falha num teste importante relacionado à sua especialidade. Até então tudo bem, mas nunca pensou que o ato de falhar em uma rolagem de dados é frequentemente interpretado como uma incapacidade do personagem? Pensar assim é o fim! No entanto, falhas em RPG podem ser muito mais do que isso. Na verdade, as falhas podem ser oportunidades para criar histórias mais envolventes e recompensar jogadores que se dedicam à interpretação e ao planejamento.

Redefinindo o Significado de Falhas em RPG

O modo como interpretamos falhas em testes de RPG revela muito sobre o tipo de experiência que queremos criar em nossas mesas de RPG. A primeira vez que refleti sobre isso foi lendo o livro Star Trek Adventures, de 2020, da editora New Order. No livro é descrito que a falha deve ser encarada como uma falta de tempo, ferramentas ou informações necessárias para completar a tarefa dentro do tempo determinado. E faz todo sentido pensar dessa forma!

Um mestre turrão, que acredita na supremacia dos dados irá imediatamente discordar dessa filosofia e encarar isso como “frescura para que o jogador não se magoe com a falha”. Porém o objetivo é muito mais profundo do que passar a mão na cabeça do jogador para que ele não se frustre. Essa perspectiva abre um leque de possibilidades para o mestre criar desafios mais dinâmicos e recompensadores.

Recompensando a Interpretação e o Planejamento

Sun Tzu no seu famoso livro disse que “Aquele que é prudente e espera por uma oportunidade terá a vantagem”. Claro que nem sempre temos essa oportunidade, seja nos jogos ou no dia a dia, mas quando temos, somos recompensados? Melhor ainda: você, mestre, recompensa seu jogador que age assim? O que resultados isso pode provocar “nas plays” dos seus jogadores?

Mestres podem criar regras adicionais que beneficiam jogadores que investem tempo em interpretar seus personagens e buscar informações relevantes antes de um teste. Por exemplo, imagine a seguinte situação:

O personagem de Jhonny é um veterinário experiente, habituado com animais domésticos. Porém Jhonny terá que operar uma baleia, o que fez com que a dificuldade do seu teste seja maior do que a habitual. Para esse teste, Jhonny procurou um hospital veterinário de animais marinhos e não satisfeito para isso, conseguiu a ajuda de um veterinário aposentado que o acompanhará durante todo o processo. Como isso afeta o teste de Jhonny? Se o mestre seguir à risca às regras, isso seria o suficiente para recompensar o jogador e evitar falhas em testes de RPG?

Diferentes Regras em Diferentes Sistemas

É meio óbvio que a ajuda do especialista aumentaria as chances de sucesso. Da mesma forma sabemos que todo sistema tem alguma regra para trabalho em conjunto ou para vantagens em testes. Se fosse o sistema Storyteller, o mínimo que isso nos daria seria +1 sucesso no teste. D&D teria a oportunidade de rolar os d20 com vantagem. Mas pensei bem, você sabe como usar regras que aumentam o engajamento dos jogadores e estimulam o roleplay que esperamos deles?

Falhar Não Precisa Ser Sinônimo de Incompetência

Sempre estimule e recompense o roleplay. Da mesma forma falhas não devem ser sinônimo de incompetência. Ambas são ferramentas valiosas para criar histórias mais ricas e envolventes. Ao recompensar jogadores que se dedicam à interpretação e ao planejamento, você estará criando uma experiência de RPG mais dinâmica e gratificante para todos.

Compartilhe suas ideias sobre falhas em RPG:

Nos comentários, conte-nos como você lida com falhas em seus jogos de RPG. Você já criou regras adicionais para beneficiar jogadores que se dedicam à interpretação e ao planejamento?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *