Início » Mulheres Machonas Armadas Até os Dentes, um RPG de heroínas

Mulheres Machonas Armadas Até os Dentes, um RPG de heroínas

Hoje eu vou falar de um RPG MACHISTA! Sim, trago Mulheres Machonas Armadas até os Dentes. Um RPG feito para exaltar belas curvas, ignorar do que se trata na realidade e pra chutar a bunda de machos escrotos. Toda a pesquisa inicial que temos sobre Mulheres Machonas Armadas até os Dentes vai estar dividido em três post sobre o assunto. Nesse primeiro texto vamos abordar do que se trata o jogo e como ele foi criado. No segundo post uma visão geral das regras. Já no terceiro é que vamos fazer um aprofundamento na visão de mundo que esse jogo nos passa. Já adianto que esse RPG é uma grande sacada e você deve ir com calma nas críticas pois ele não veio para quebrar paradigmas e sim para ridicularizar o status quo.

Mas antes que eu fale de Freiras armadas até os dentes andando de Harley Davidson, Coelhinhos Assassinos e bêbados escrotos cheios de tesão, eu peço que dê uma moral pra gente seguindo a gente nas redes sociais e compartilhe esse material entre seu círculo de amigos. Os links das nossas redes sociais tão todos ali em cima, ou lá embaixo no pé da página. Compartilhou? Valeu amizade!

Um RPG de heroínas armadas

Se você nunca ouviu falar do RPG Mulheres Machonas Armadas até os Dentes com certeza você é da geração mais nova de RPGistas, ou não lia muito as revistas de RPG quando era mais jovem (leia DRAGÃO BRASIL, cof cof). Em 1988 Greg Porter escreveu a primeira edição de Macho Women With Guns, que só viria a chegar aqui no Brasil em 1994 pela editora Devir. Ela chegou aqui no mesmo ano em que estava sendo lançado uma segunda Edição do jogo nos Estados Unidos. Para a nossa análise aqui vou pegar recorte da primeira edição, que é a que lançou aqui no Brasil e… bem, a única que chegou aqui. Tá, mas do que esse jogo trata? De onde veio a inspiração para fazer tal paródia?

O mito da criação das mulheres machonas

Após uma fungada em sites de cache da internet, sim, lembrem-se que isso é do tempo da web 1.0, lá eu encontrei uma lenda em que a inspiração para esse RPG veio numa viagem de carro de volta para sua casa e ao chegar em casa ele bateu o livro a máquina em menos de duas horas. Apesar do material ser bem sucinto em termos de tamanho, acho que tem muito mito em torno dessa história. Não comprei não. Pesquisando mais sobre o assunto, vi que Porter já não era iniciante quando escreveu o Mulheres Machonas Armadas Até os Dentes.

Três anos antes ele tinha escrito seu primeiro RPG, o Timelords. E no mesmo ano criou sua empresa a Blacksburg Tatical Research Center em 1985 (que nomezinho?!). Também sabemos que nosso querido Greg era viciado em filmes de ação e que ele queria fazer jus às representações femininas em jogos de RPG. A ideia era fazer um RPG onde as protagonistas, que sempre eram coadjuvantes em filmes, fossem as personagens principais. Assim ele criou um mundo de RPG para protagonistas como a Sonja das Histórias do Conan, ou a Friday de Robert Heinlein. Eu nunca ouvi falar da Friday, mas a “Sexta Feira” pelo que eu pesquisei era uma heroína biônica. Não entendi se era uma android, ou se era uma pessoa, mas sei que ela era foda. Ok, voltando para o texto!

O maior sucesso de Greg Porter

Quando Porter escreveu a versão original, ele não tinha ideia do tamanho que seria essa tiragem pois Timelords havia fracassado poucos anos antes. Então ele escreveu o livro na flauta, aproveitando para inclusive tirar sarro do leitor ao falar sobre suplementos que trariam mais informações como Freiras Renegadas e suas Máquinas Maravilhosas e Panteras Infernais com Asas de Morcego. Assim, em agosto de 1988, um projeto de menos de duas semanas e 12 páginas, foi o maior sucesso da sua editora vendendo incríveis 10 mil cópias.

O livro base de Mulheres Machonas Armadas até os Dentes não tem nenhum cenário criado propriamente dito. O livro base traz apenas regras para criação das heroínas e regras recheadas de humor que vão te dar o teor do jogo, como lutar de salto alto e pele de teflon, mas vou deixar isso para a segunda parte da nossa análise. Se quiser, clica no link abaixo se você quiser ler sobre isso agora. Aliás, antes de eu prosseguir, parabéns para o Marcos Vinicius Trugilho, responsável pela tradução pt br pois esse livro é cheio de trocadilhos e tiradas de sarro. Deve ter sido um inferno traduzir isso para nosso português.

As regras de Mulheres Machonas Armadas até os Dentes

Um cenário propício para Mulheres Machonas

O fato é que no Panteras Infernais ele expandiu os principais detalhes do que ele chamou de MachoVerso. Nesse livro ele trouxe regras mais complexas de como lidar com os inimigos. Já em Freiras Renegadas apresentou finalmente as informações sobre o cenário de campanha. A história de Mulheres Machonas Armadas até os Dentes se passa em um futuro próximo nos Estados Unidos, onde a sociedade entrou em colapso devido aos erros do governo Reagan. Aproveitando-se do caos terreno, Satanás despachou suas asseclas, as Panteras Infernais, para reconstruir a sociedade de uma forma que ela aprova. Por outro lado, o Vaticano respondeu aos planos de Satanás enviando seu grupo de elite de freiras guerreiras, as Irmãs de Nossa Senhora de Harley-Davidson, para combater as panteras. Os dois grupos de mulheres competem (às vezes violentamente) para reconstruir a civilização, vencendo as ameaças pós-apocalípticas e o machismo.

Uma imagem reunindo diversos atores protagonistas de filmes de ação, todos sem camisa e com os músculos salientados pelo uso de óleo corporal.
Brilho malhado. Se tivesse essa vantagem em um RPG de homens seria assim o resultado.

Sexualização de mulheres e polêmicas envolvendo o autor

Antes de terminar essa parte da análise quero citar duas coisas, a primeira é que se você está achando ruim um RPG com mulheres sexualizadas que não podem usar armadura para não diminuir sua sensualidade, vamos aplicar a regra da hipersexualização. Se o RPG fosse de Homens Armados até os Dentes, com vantagens como Brilho Malhado. Pela regra, toda vez que você suar, seu suor fica reflexivo e isso salienta seus músculos. Deixando você com um ar daqueles competidores do Mr. Olympia, com a pele reflexiva. O RPG ainda cumpriria seu papel? HU…. CLARO QUE SIM!!

A briga com o Gamer Gate

Pra terminar, quero comentar uma polêmica que Greg Porter se envolveu no blog da sua empresa em 2024 quando ele criticou o movimento conhecido como GamerGate. Para quem não sabe o GamerGate é um movimento online que estava em destaque lá nos anos 2014. O movimento acusava a mídia de videogames de estar corrompida por agendas políticas e feministas. Os caras eram tão doentes que chegaram a perseguir, ameaçar de morte e de fazer ameaça de atentados contra desenvolvedoras de jogos na época. Muitos eventos foram cancelados após receberem ameaças de bomba ou de disparos por parte dos manifestantes.

No fim o movimento deu uma morrida após uma campanha em massa da mídia criticando as atitudes dos manifestantes e expondo as paranoias dos grupos que criaram uma fanfic gigante acusando desenvolvedoras de dormirem com jornalistas para conseguirem boas críticas nas revistas de reviews.  A campanha deu certo na superfície, mas nos porões do 4Chan ele ganhou novas roupagens ou seu seguidores se engajaram em outros movimentos. Não é atoa que temos por essa época a explosão de movimentos como o RedPill e outros do gênero. No fim, a crítica de Greg acabou virando um tiro pela culatra. O artigo gerou uma grande discussão online, com muitos jogadores acusando Porter de ser misógino e sexista por apresentar um jogo com mulheres retratadas como musculosas, sexualizadas e violentas.

Palavras finais e mais material

Espero ter despertado o interesse de vocês em Mulheres Machonas Armadas até os Dentes. Esse RPG você não vai conseguir comprar uma versão nova dele hoje em dia. Então as únicas formas são aventurando-se na pirataria ou em sebos. Na real, hoje, 04/05/2024, quando escrevi esse post, acho que vi ele por R$ 40,00 na Estante Virtual. Até, quero pedir novamente para vocês nos seguirem nas redes sociais. Se eu tiver pelo menos 1000 seguidores posso até me inscrever num programa de apoiadores deles e divulgar diretamente aqui no blog tais materiais.

Se tiver sem saco de ler os outros posts, sugiro também que você veja no Youtube o vídeo completo dessa “trilogia” sobre Mulheres Machonas Armadas Até os Dentes. Vou colocar o link aqui embaixo. Bom pessoal. Por enquanto era isso, vamos encerrando por aqui, mas não deixe de compartilhar esse conteúdo entre seus círculos de rpgistas para ajudar o canal. Não estaria enchendo o saco se não fosse importante. A gente tá só começando a produzir conteúdo… e aquele abraço!

As regras de Mulheres Machonas Armadas até os Dentes – post 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *